Os perigos do piercing dentro da boca

 A colocação do piercing bucal tem crescido bastante e vem preocupando os especialistas em odontologia, devido às inúmeras complicações que podem ser ocasionadas como, alergias, fratura nos dentes, inflamações gengivais, halitose (mau hálito), infecções locais, inflamação severa na língua, alteração da fala, trauma no palato, sangramentos recorrentes,retração gengival ,”choque”(por ser metal diferente do das obturações) e outras conseqüências que podem  chegar até ao desenvolvimento de câncer bucal pelo trauma constante que causa nos tecidos bucais.
Outros pontos importantes dos problemas que o piercing DENTRO da boca pode causar são: 
Interferência com a função normal da boca- por aumento da formação de saliva, acabam por impedir a pronúncia adequada das palavras e também dificultam  a mastigação correta dos alimentos.Quando houver necessidade, por alterações durante a fonação, a visita ao profissional fonoaudiólogo pode auxiliar.
 
Endocardite Bacteriana- doença caracterizada por bactérias que entram pela corrente sanguínea e chegam até  o coração e perfuram suas paredes- o piercing, especialmente na língua, propicia que bactérias acessem os vasos internos da língua e por eles carregue bactérias da boca até o coração.
Mesmo havendo vários trabalhos científicos publicados por todo o Mundo provando que o piercing bucal faz mal à saúde,como buscamos mostrar acima,, os jovens não se preocupam com as possíveis complicações, por isto, mesmo se o usar, deve ter em mente e na prática os seguintes cuidados:
 
1_Não brinque de torcer, girar ou tocar o piercing com as mãos, já que esses tipos de hábitos aumentam os traumas na mucosa da língua e das bochechas.
2_Tome muito cuidado durante a mastigação: na hora de  se alimentar, certifique-se de que não está mordendo o piercing, o que pode provocar desgastes ou fraturas nos dentes de ambos os arcos.
3_É necessário fazer a remoção do piercing para a limpeza manual diária com detergente e álcool (após dois meses da colocação). Em casos de dor, inflamação ou infecção é recomendada a consulta ao cirurgião-dentista..
 
CONCLUSÃO :
 
Porque se arriscar a todos estes problemas ao colocar um piercing DENTRO da boca?
Pense bem em todas as conseqüências acima e coloque o piercing em outros locais EXTERNOS de seu corpo, ao menos.
É uma ótima garantia para a sua Saúde !
 
Fontes: Dra. Ana Carvalho,Colgate Profissional,Drs Carlos Adde e Irineu Pedron