Suas gengivas sangram? cuidado !!

Cuidado, pois isto é um sinal que algo está ocorrendo com suas gengivas e por baixo delas tem o osso que segura os dentes e isto pode ser prevenido agora, basta você consultar um dentista.

As Doenças de Gengiva podem ser de 2 tipos(e ambos sangram):gengivite e periodontite.

GENGIVITE

Quando o problema que gera este sangramento- na verdade é uma inflamação das gengivas causada por acúmulo de restos de sua alimentação no dia-a-dia -está mais próximo apenas da união dos dentes com as gengivas.

Talvez seja decorrência de uma escovação muito "rápida" por você, muitas vezes sem usar o importantíssimo fio dental depois, e que por ter sido feita "mais ou menos", deixou restos de alimentos nesta união do dente com a gengiva. Só que você come 3 vezes por dia.....imagine que cada escovação feita rapidamente deixou sobras do que você comeu. Isto no 1º dia...e a quantos dias será que você não vem escovando bem., por conta do serviço,de ter que ir para a escola à noite, de acordar em cima da hora para ir para o trabalho??

Então, aquela primeira camada de restos,do primeiro dia, que nem você, nem o dentista ainda conseguem ver,se junto a resto de células e de microrganismos que temos na boca e forma a chamada placa bacteriana.

Com o passar dos dias e da limpeza sempre pouco eficiente, esta camada vai ficando cada vez mais consistente e dura que passa a ser visível, de cor amarela escura (e até preta) e se chamará cálculos ou "tártaros" que muitos chamam de "pedras no pé dos dentes"

Este volume todo junto às gengivas as irritam e daí se inflamam ,por isto você sente elas sangrarem quando vai limpá-las.E isto ocorre com 90% das pessoas!

A primeira reação- e até normal- das pessoas e deixar de insistir na limpeza eficiente, pois acham- erradamente- que é por causa da escovação e do fio dental que estão sangrando,mas não se esqueça que esta doença foi causada por restos de alimentos deixados no dia-a-dia e você continua tomando cafés,almoçando ,jantando e assim mais restos vão se juntar e o sangramento só vai aumentar !!

Por isto, logo no primeiro sangramento das gengivas, ao invés de deixar de limpar, comece a escovar com mais vontade e qualidade/eficiência ainda e já vá marcando uma consulta com seu dentista para ele te orientar de como fazer para se curar do problema.

Porém sua gengiva pode se inflamar também por outras três causas(em 10 % dos pessoas) que pode ser por medicamentos(no caso dos remédios para convulsão e quando a diabetes está mais intensa ou alguns remédios para hipertensão), pelo uso dos aparelhos nos dentes (quando fica mais difícil passar o fio dental corretamente) e quando você está grávida(que existem muitos hormônios correndo por sua corrente sanguínea que se concentram nas gengivas).

Para todas estas opções, a melhor solução é voltar a escovar cada dia melhor, usar fio dental(ao menos 1 vez por dia) e procurar seu dentista.

Nesta fase , a inflamação pegou apenas a gengiva, mas logo abaixo dela, existe o osso que segura os dentes e se esta inflamação vai prosseguindo sem qualquer mudança nos seus hábitos de limpeza e sem os bons conselhos de um dentista, este problema vai evoluindo, aumentando e começa a pegar este osso de suporte que segura os dentes firmes em posição e seu nome passa de gengivite para Periodontite.

 

PERIODONTITE

Periodontite, como acabado de falar acima, é uma evolução da gengivite que acabou por "pegar" o osso que segura os dentes na boca,porque foi evoluindo agora para dentro da gengiva também.

Ela ocorre porque um número maior de cálculos duros se juntaram na união do dente com a gengiva e estes a cada dia que passa vão aumentando a inflamação da "borda" e "por dentro" da gengiva .

Agora a consulta para tratamento das gengivas é ainda mais necessária, pois só um dentista conseguirá remover todas as "pedras duras " que se juntaram nesta região.

Na figura abaixo, você poderá ver todas as fases que fazem parte da evolução da Periodontite e ,no ultimo passo, seus dentes já começarão a ficar "moles"(com mobilidade) e você vai sentir isto com sua língua ou dedos ao tentar "mexer" os dentes.

O Dentista,já desde a evolução da gengivite, tem de fazer uma ótima raspagem da região e remover estas "pedras duras" e te ensinar a como escovar corretamente todos seus dentes.

Mas não se esqueça é que você que come alimentos 3 vezes por dia e precisa cuidar, mesmo, melhor de seus dentes. Não só durante o tratamento, como por todo o resto de sua vida,pois uma vez que você teve problemas nas gengivas ,poderá ter sempre!

Também limpando melhor seus dentes, você diminui muito a chance de ter cáries, portanto escovar melhor( mais usar o fio dental) vão te ajudar nos 2 grandes problemas que ocorrem na boca das pessoas, que são as questões gengivais/periodontais e o aparecimento de cáries.

Esqueça a escovação dos comerciais de televisão(que só podem durar 30 segundos) e busque fazer uma escovação correta e eficiente(que deve durar de 3 a 5 minutos) e para isto procure o auxílio do Setor Odontológico deste Centro de Saúde para se informar! Estamos aqui para lhes ajudar!

 

Por tudo até aqui explicado, se suas gengivas sangram, tome CUIDADO e já !!

AQUI ENTRA O QUADRO ANEXO, CASON

Autor: Dr. Fernando Montenegro