Relação entre o uso de prótese total e presença de lesões de mucosa em idoso institucionalizados de um municipio mineiro

Diversos estudos realizados em populações idosas brasileiras mostram um quadro de saúde bucal precária destacando-se a grande quantidade de indivíduos desdentados totais e a ausência de programas preventivos de saúde bucal voltados para esta parcela da população. Este estudo teve por objetivo relacionar a presença de lesões de mucosa ao uso de prótese total removível, em idosos institucionalizados, no município de Governador Valadares - MG. 
A amostra foi constituída por 137 idosos, com 60 anos ou mais, de ambos os sexos e em qualquer estado funcional, residentes nas 5 instituições de longa permanência, públicas e filantrópicas do município. Para a coleta dos dados os pesquisadores foram calibrados de maneira criteriosa segundo as recomendações da OMS, e os dados coletados no período de dezembro de 2007 a março de 2008. As variáveis incluídas no levantamento epidemiológico foram CPO-D, uso e necessidade de prótese e presença ou ausência de lesões de mucosa. O exame clínico revelou um quadro precário de saúde bucal, com 4,2 dentes presentes em média por indivíduo. O CPO-D médio foi de 27,8, com 95,6% de edentulismo. Embora a ausência da prótese total superior seja de 73,7%, o seu uso prevalece (24,1%) dentre as outras. Há uma grande necessidade de reposições protéticas, principalmente da total removível inferior (71,5%). Do total de indivíduos que fazem uso de próteses totais, 50% apresentam lesões de mucosa. Destas, 47,1% são provocadas pelo uso das próteses. Conclui-se que a prótese removível mais utilizada é a total superior e sua utilização tem influência direta na presença de lesões de mucosa nos idosos institucionalizados.
 
Caroline Magalhães Alcântara*;Cristina Gonçalves; Lorena Cristina Salgado Dias; Valquiria Gonçalves Pereira**.Suely Maria Rodrigues***; Carlos Alberto Dias****.
 
       *Discentes do Curso de Odontologia da FACS/UNIVALE
**Discentes do Curso de Psicologia da FHS /UNIVALE
*** Docente responsável pelo Estágio Supervisionado em Odontogeriatria da
FACS/UNIVALE
**** Docente do curso de Psicologia
 
UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE – UNIVALE
Palavras chave: idosos, uso de prótese, lesões de mucosa, condição de saúde bucal
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Apresentação oral no VI Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica da FACS/UNIVALE 
Painel apresentado 1º Congresso Nacional De Saúde Da Faculdade De Medicina Da UFMG,2008