Como Manter Os Cuidados De Saúde Bucal No Envelhecimento

Como Manter Os Cuidados De Saúde Bucal No Envelhecimento

Com cuidados dentais regulares e hábitos diários satisfatórios poderemos manter nossos dentes por toda a vida. À.....

Read more

Quatro Maneiras De Manter Uma Boa Higiene Dental À Medida Que Você Envelhece

Quatro Maneiras De Manter Uma Boa Higiene Dental À Medida Que Você Envelhece

Bons hábitos de higiene bucal e cuidados dentais são importantes em qualquer idade. Mas à medida que você envelhece,.....

Read more

Odontogeriatria - bem vindo !

Odontogeriatria - bem vindo !

Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. Cora Coralina Odontogeriatria.dr.odo.br ! Um portal.....

Read more

Odontogeriatria brasileira ganha espaço na Revista Brazilian Dental Science

Odontogeriatria brasileira ganha espaço na Revista Brazilian Dental Science

A Odontogeriatria como uma especialidade odontológica no Brasil: O que foi conseguido depois de 15 anos? Leonardo.....

Read more

LANÇAMENTO livro de odontogeriatria no Brasil e America Latina

LANÇAMENTO livro de odontogeriatria no Brasil e America Latina

Odontogeriatria - uma visão gerontológica (1ª edição), de Fernando Luiz Brunetti Montenegro e Leonardo Marchini,.....

Read more

Alongamento para a terceira idade

Alongamento para a terceira idade

Com uma sequência de exercícios muito simples, dá para movimentar diariamente o corpo todo, evitando, ou pelo menos.....

Read more

Diabete pode aumentar risco de demência em 50%

Diabete pode aumentar risco de demência em 50%

A diabete pode aumentar o risco de Alzheimer e outros tipos de demência em até 50%, aponta relatório anual sobre a.....

Read more

Estudo aponta relação entre soníferos e risco de Alzheimer

Estudo aponta relação entre soníferos e risco de Alzheimer

A utilização de certos soníferos e tranquilizantes da família das benzodiazepinas por longos períodos pode aumentar.....

Read more

Odontogeriatria - bem vindo !

231

Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.

Cora Coralina

Odontogeriatria.dr.odo.br !

Um portal online voltado a população em geral e a classe odontológica, abordando o papel da Odontologia na 3a Idade com temas, matérias, discussões e informações a todos.

O Odontogeriatria.dr.odo.br é Interativo, interagindo com o mundo e com você.

Porque falar sobre Odontogeriatria?

Porque é uma importante área para ajudar em um envelhecimento saudável para as pessoas pois este atual envelhecer da população mundial é um dos maiores triunfos da humanidade ,especialmente quando se imagina que na Roma antiga a expectativa de vida era de 22 anos e no Japão atual é de 86 anos,isto em um intervalo de apenas 2000 anos,o que é muito pouco em termos globais.

Muitos foram e são os fatores implicados nesta maior longevidade da população ao longo dos séculos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde,por todo o mundo,a proporção de pessoas com 60 ou mais anos de idade está crescendo mais rápidamente do que qualquer outro grupo populacional.

Entre o ano de 1970 e 2025,um crescimento sigificativo do número de pessoas idosas é esperado, com um aumento de 223 por cento!

Em 2025, haverá cerca de 1,2 bilhão de pessoas acima dos 60 anos e, em 2050 serão por volta de 2 bilhões de pessoas e 80% delas viverão em países em desenvolvimento,para os quais as medidas para manter as pessoas idosas saudáveis e ativas são uma necessidade e não uma opção dos governos.

Se você,caro consulente, não é dentista ou odontogeriatra ou da área de saúde, cuidado ao ler os artigos científicos, do site pois eles são focados para os profissionais, devendo você se concentrar mais nas matérias contidas no "DRS. EXPLICAM ",pois estas são mais adequadas no caráter informativo para aqueles não afeitos ás áreas citadas acima.

Reiteramos nossa proposta ,de que a Odontogeriatria, pertence ao clínico geral,devidamente conhecedor das particularidades da odontologia para a terceira idade e não somente aos novos especialistas, pois não serão uns poucos colegas que poderão enfrentar sozinhos o desafio de bem atender 16-20 milhões de idosos brasileiros....

Este grande desafio é a mudança do paradigma bucal do idoso brasileiro: de um belo par de Próteses Totais bem confeccionadas(e usadas por eles) para um idoso que alcança os 70/80/90 anos com muitos elementos dentários em sua cavidade bucal e que necessitará não de apenas de reembasamentos, mas de um verdadeiro programa preventivo voltado para a terceira idade. Esta devia ser a grande meta da Odontologia no Brasil para o século XXI , que tem o maior número de dentistas formados em todo o mundo este enorme contingente de profissionais precisa ser bem preparado para atender esta faixa etário de crescimento exponencial a cada ano que passa!

Aos colegas dentistas e alunos de Odontologia informamos que o Site não faz pesquisas cientificas para trabalhos acadêmicos ou de Especialização , ou orienta/corrige trabalhos científicos,ou fornece aulas para estas necessidades especificas suas,devendo procurar as Bibliotecas de Faculdades de Odontologia e seu Orientador para maiores esclarecimentos.

Nosso Site está no ar desde 2012 e a cada dia novos conteúdos serão colocados visando a melhor lhe informar, por isto pedimos desculpas antecipadas por eventuais temas que não tenha encontrado, nos escreva sempre que desejar(pelo CONTATO da Home do Site) e conte o quê achou do quê já viu e o quê sugere a mais que seja inserido.